Orações e Liturgia

Oração a São Bento
Ó Santo Pai, abençoado por Deus, tanto pela graça quanto pelo nome, vós que, estando em oração com vossas mãos erguidas ao Céu, colocastes, cheio de alegria, vosso espírito angélico nas mãos de vosso Criador, e prometestes com todo zelo defender contra as serpentes do inimigo, na luta última da morte, aqueles que se lembrarem diariamente da vossa gloriosa partida e das vossas Celestes alegrias.
Protegei-me, vós que sois abençoado, ó Glorioso Pai, neste dia e em todos os dias, pela vossa santa bênção, para que eu nunca me separe de nosso Senhor bendito, da sociedade convosco, e de todos os bem-aventurados. Amém.

Missas de São Bento

21 de março - Trânsito de São Bento

Oração do Dia
Ó Deus, que fizestes de São Bento, cheio do Espírito de vosso Filho, insigne mestre da perfeição evangélica, concedei-nos, ao celebrar sua passagem para o céu, caminhar com alegria para as alturas da caridade e da glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.

Liturgia da Palavra

Primeira leitura: Gn 12, 1-4a
Leitura do Livro do Gênesis. Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!”. E Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito. Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial (Sl 1-4.6)
Feliz o homem que pôs no Senhor sua esperança.

- Feliz é todo aquele que não anda * conforme os conselhos dos perversos;
- que não entra no caminho dos malvados, * nem junto aos zombadores vai sentar-se;
- mas encontra seu prazer na lei de Deus * e a medita, dia e noite, sem cessar.

- Eis que ele é semelhante a uma árvore *   que à beira da torrente está plantada;
- ela sempre dá seus frutos a seu tempo, * e jamais as suas folhas vão murchar.

- Eis que tudo o que ele faz vai prosperar, * mas bem outra é a sorte dos perversos.
- Ao contrário, são iguais à palha seca * espalhada e dispersada pelo vento.

- Por isso os ímpios não resistem no juízo * nem os perversos, na assembléia dos fiéis.
- Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, * mas a estrada dos malvados leva à morte.

Segunda leitura: Fl 4, 4-9
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses. Irmãos, alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, honroso, tudo o que é virtude ou de qualquer modo mereça louvor. Praticai o que aprendestes e recebestes de mim, ou que de mim vistes e ouvistes. Assim o Deus da paz estará convosco. Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho (Jo 8, 31b-32)
Se cumprirdes minhas palavras, † sereis verdadeiramente meus discípulos *
e conhecereis a verdade, diz o Senhor.

Evangelho: Jo 17, 20-26
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João. Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: “Pai Santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”. Palavra da Salvação.

Sobre as oferendas
Ajude-nos, Senhor, a intercessão de São Bento para que, oferecendo-vos estes dons em sinal de nossa própria entrega, mereçamos participar da Paixão do Cristo e chegar à glória do seu reino. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio
Na verdade, ó Pai, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo tempo e lugar por Cristo, Senhor nosso.
Quisestes iluminar o vosso servo Bento com o fulgor da vossa graça, para que, nada preferindo ao amor de Cristo, se consagrasse com seus filhos ao serviço do verdadeiro Rei.
Glorioso por seus milagres e célebre pela santidade, foi por vós estabelecido mestre supremo da vida monástica, para que, entregues à oração e à prática das virtudes, os homens vos buscassem de todo o coração e aos bens que no céu lhes preparastes.
Por isso, com grande alegria vos louvamos pelos imensos dons que nos destes em vosso servo e, unidos à multidão dos anjos, erguemos este hino à vossa glória, cantando a uma só voz:

Depois da comunhão
Ajude-nos, Senhor, a intercessão de São Bento, que na força deste sacramento subiu até vós, para que, praticando as boas obras, sejamos conduzidos pela caridade à vida eterna.
Por Cristo Senhor nosso.

Bênção solenes
Deus, bendito sobre todas as coisas, que fez de São Bento nosso mestre, conceda aos vossos corações a observância dos celestes preceitos de sua Regra.
Aquele que lançou por São Bento os fundamentos da vida monástica, vos conceda ser um só coração e brilhar pela boa observância dos preceitos.
Pelos méritos daquele que desprezou as seduções do mundo, e só buscou em seu coração o Criador de tudo, possais obter a graça de perseverar até o fim.
E a vós, que aqui vos reunistes para celebrar o nascimento no céu do glorioso patriarca São Bento, abençoe-vos o Deus todo-poderoso Pai, † e Filho e Espírito Santo.

11 de julho - São Bento - Pai dos Monges do Ocidente - Patrono da Europa - Padroeiro da Boa Morte

Oração do Dia
Ó Deus, que fizestes o abade São Bento, preclaro mestre na escola do vosso serviço,
concedei que, nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado
no caminho dos vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.

Liturgia da Palavra

Primeira leitura Pr 2, 1-9
Leitura do Livro dos Provérbios. Meu filho, se aceitares as minhas palavras, e guardares contigo os meus mandamentos, prestando atenção à sabedoria e inclinando o teu coração ao conhecimento da prudência; se suplicares a inteligência e pedires em voz alta a prudência; se andares à sua procura como ao dinheiro, e te lançares no seu encalço como a um tesouro; então compreenderás o temor do Senhor, e alcançarás o conhecimento de Deus. Porque é o Senhor quem dá a sabedoria, de sua boca procedem a ciência e o discernimento. Ele reserva o êxito aos retos. É um escudo para quem caminha com integridade, protege aquele que segue as veredas da justiça e guarda o caminho dos seus fiéis. Então conhecerás a justiça e o direito, a equidade e todo bom caminho. Palavra do Senhor.

Salmo responsorial Sl 33 (34), 2-3. 4-5. 10-11. 12-13 (R. 12)
Meus filhos, vinde agora e escutai-me: * vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus.

-              Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, * seu louvor estará sempre em minha boca.
-              Minha alma se gloria no Senhor; * que ouçam os humildes e se alegrem!

-              Comigo engrandecei ao Senhor Deus, * exaltemos todos juntos o seu nome!
-              Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, * e de todos os temores me livrou.

-              Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, * porque nada faltará aos que o temem.-              Os ricos empobrecem, passam fome, * mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

-              Meus filhos, vinde agora e escutai-me: * vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus.
-              Qual o homem que não ama sua vida, * procurando ser feliz todos os dias?

Aclamação ao Evangelho Cl 3, 15
A paz de Cristo reine em vossos corações, * para a qual fostes chamados em um só corpo.

Evangelho Lc 22, 24-27
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas. Naquele tempo, houve uma discussão entre os apóstolos, sobre qual deles deveria ser considerado o maior. Jesus, porém, lhes disse: “Os reis das nações dominam sobre elas, e os que têm poder se fazem chamar benfeitores. Entre vós, não deve ser assim. Pelo contrário, o maior entre vós seja como o mais novo, e que manda, como quem está servindo. Afinal, quem é o maior: quem está sentado à mesa, ou quem está servindo? Não é quem está sentado à mesa? Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve. Vós ficastes comigo em minhas provações. Por isso, assim como o meu Pai me confiou o Reino, eu também vos confio o Reino. Vós havereis de comer e beber à minha mesa no meu Reino, e sentar-vos em tronos para julgar as doze tribos de Israel”.
Palavra da Salvação.

ou:

Aclamação ao Evangelho Mt 5, 9
Bem-aventurados os que constroem a paz, * porque serão chamados filhos de Deus.

Evangelho Mt 5, 1-12a.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus. Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se e Jesus começou a ensiná-los: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. Palavra da Salvação.

ou:

Aclamação ao Evangelho Lc 6, 20
Bem-aventurados vós que sois pobres, * porque vosso é o Reino de Deus.

Evangelho Mt 19, 27-29
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus. Naquele tempo, Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?” Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna”. Palavra do Senhor.

Sobre as oferendas
Ó Deus, olhai com bondade as oferendas que vos apresentamos na festa de hoje para que, procurando-vos, como São Bento, encontremos em vosso serviço os dons da unidade e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Depois da comunhão Tendo recebido o penhor da vida eterna, nós vos suplicamos, ó Deus, que, seguindo os ensinamentos de São Bento, vos sirvamos fielmente na oração e amemos os irmãos com caridade ardente. Por Cristo, nosso Senhor.

Bênçãos solenes
Que Deus todo-poderoso, por intercessão de nosso Pai São Bento, cuja festa celebramos hoje, derrame sobre vós a sua bênção.
O Senhor, que lhe deu o espírito de todos os justos e o tornou bendito pelo nome e pela vida, vos conceda alcançar os convívio dos santos.
Imitando assim em vossas ações aquele cuja festa celebrais, vos seja dado participar para sempre das alegrias que não passam.
E a bênção de Deus todo-poderoso: + Pai, e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.

Ladainha de São Bento

S. Senhor, tende piedade de nós.           T. Senhor, tende piedade de nós.

S. Cristo, tende piedade de nós.              T. Cristo, tende piedade de nós.

S. Senhor, tende piedade de nós.           T. Senhor, tende piedade de nós.

S. Cristo ouvi-nos.                          T. Cristo atendei-nos.

S. Deus, Pai dos Céus,                   T. Tende piedade de nós.

S. Deus filho, redentor do mundo,         T. Tende piedade de nós.

S. Deus, Espírito Santo,                T. Tende piedade de nós.

S. Santíssima Trindade,

que sois um só Deus                     T. Tende piedade de nós.

S:                                                           T:

Santa Maria, Mãe de Deus,        Rogai por nós.

Rainha dos monges,                                     

São Bento,                                                       

Bento, pela graça e pelo nome,                              

Homem de Deus,                                                          

Homem de vida venerável,                                      

Homem de oração,                                       

Amador da solidão,                                      

Cultor da Santa Cruz,                                   

Desprezador do século,                                             

Vencedor dos demônios,                                          

Pai dos monges,                                                            

Espelho dos abades,                                    

Norma da vida monástica,                                         

Instituidor do serviço do Senhor,                           

Despenseiro da Casa de Deus,                

Comandante da milícia de Cristo,                           

Arauto do ofício divino,                                              

Arauto do trabalho,                                      

Doutor do santo temor,                                             

Doutor da obediência,                                

Doutor do silêncio,                                       

Doutor da humildade,                                 

Mestre de discrição,                                    

Mestre do bom zelo,                                   

Mestre de caridade,                                    

Mestre da paz,                                               

Animador dos fracos,                                  

Moderador dos fortes,                                               

Consolação dos moribundos,                   

Coluna da Igreja,                                                           

Glória da Igreja,                                                             

Nossa alegria,                                                 

Nosso Pai, São Bento,                                 

S. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,

T. Salvai-nos, Senhor.

S. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,

T. Ouvi-nos, Senhor.

S. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,

T. Tende piedade de nós.

S. O Senhor o amou e o exaltou.

T. Revestiu-o com a estola de glória.

Oremos.

Suscitai, Senhor, em vossa Igreja o Espírito ao que se conformou nosso bem-aventurado Patriarca, São Bento, Abade; para que, repletos do mesmo Espírito esforcemo-nos para amar o que ele amou e realizar as obras que ele ensinou. Por Cristo, Senhor Nosso.

Amém.